
Sempre confundem minha alimentação sem galináceos com alimentação saudável. Quem dera. Gostaria eu de só comer grãos e leguminosas orgânicas, combinadas de uma maneira nutricionalmente bacana. Em duas postagens de Distrito Vegetal, você já percebe que não é o caso. Não é fácil assim se livrar de uma vida inteira de gordinho à base de junk food e da maneira única que todas aquelas comidas deliciosamente gordurosas combinam com um estilo de vida de vídeo-game, quadrinhos e vinis de rock.
A confusão, ainda assim, é muito comum. Pessoas se assustam quando levanto pra catar um Bono em cima do frigobar. “Pensei que você não comia essas coisas industrializadas”, “não, não” respondo mastigando os 90% de gordura trans pra dentro da barriga. Não que seja algo pra se orgulhar, mas ao mesmo tempo em que problematizamos uma indústria que mata e explora uma infinidade de seres vivos, também podemos problematizar toda a paranóia em torno de um “corpo saudável” e como isso se relaciona com a imposição de padrões estéticos escrotos. Ao mesmo tempo em que que a própria cultura de comer mal e ver nisso um valor pode ser muito conivente com capitalismos, colonialismos e tantas outras opressões, por mais vegan que seja o seu prato de comida. Bem, gosto de pensar que cada pessoa faz o que pode e o que se sente bem. Veganismo como um devir constante.
Certo. O ponto é que se você quer comer fora de casa veganamente, muitas das opções possíveis vão ser lugares de comida saudável, ou Healthy Food, como chamam por aí colonialmente. Uma desses é o Submore que fica ali no final da Asa Norte. O lugar é bem agradável e o pessoal parece disposto a compreender as gambiarras necessárias ao cardápio para se pedir uma comida sem galináceos. Legal.
Você tem a opção de montar uma salada ou de montar um sanduíche. Eu geralmente peço um sanduíche, na baguete ou no pão sírio. Substituto os frios e as pastas por alface, tomate, milho, grão de bico, cebola ou se seu espírito for mais aventureiro, uva passas ou manga (urgh). Não há nenhum sanduíche quente vegetariano,o que é uma pena e um desperdício. Sempre deixo uma notinha nas sugestões pedindo sanduíches quentes sem carne. A única pasta vegana é uma de ameixa, que dá um gosto meio estranho ao sanduba, melhor trocar por alface ou outra salada. Rola um molho de mostarda com mel, se você come mel, ou de picles com azeite.
A porção de batata-frita custa R$ 3,50. É pouquinha batata, bem-feitinha, e nos permite aquela combinação mágica (o prato típico do veganismo brasiliense e já citado anteriormente aqui no DV): açaí com batata-frita. Pô, o açaí é o destaque do submore. O famoso açaí do Juan, La Nieve. Que também é o açaí de uma porrada de lugar chique de Brasília, como aquela Mormaii, que eu nunca fui. Você pode ligar lá na fábrica pra comprar direto com o Seu Francisco. Passei uma parte significativa da minha vida fazendo rock naquela fábrica e recomendo fortemente.
No final das contas é aquele trio típico: sanduíche, batata e açaí. Falta só o brinquedinho pra completar o McLanche Feliz.
Serviço:
Submore, 115 norte.
PS.:Em breve, uma série de postagens com avaliações desleixadamente criteriosas em torno da disputa: qual o melhor açaí do Distrito Vegetal? Deixem suas sugestões.

Publicado por leandro em junho 18, 2009 às 17:28 r r
po,
bacana..
nunca comi sanduiche lá..só açaí e já almocei a salada lá uma vez
nem tinha pensado na possibilidade de se montar um sanduiche vegan hehe
ontem eu ouvi falar de um lugar novo na 114 norte chamando genaro
parece que lá tem 3 opções de hamburger vegetariano..feitos com grao-de-bico, beringela..grandes chances de ser vegan..
mas eu não achei e-mail pra perguntar..e odeio ficar ligando
mas segue aqui a descrição do lugar:
http://bloggastronomix.blogspot.com/2009/05/gastronomix-o-charme-londrino-do-genaro.html
já tinham ouvido falar?
Publicado por poney em junho 18, 2009 às 17:53 r r
eu comi no genaro e bati umas fotinhos pro Distrito Vegetal, bicho. pelo que perguntei lá é vegan sim, só precisa tirar o queijo. é bem chique e caro o esquema, em breve eu posto aqui. =)
Publicado por alixe666 em junho 19, 2009 às 2:14 r r
poney, o açaí tá parecendo cocô mole.
Publicado por poney em junho 19, 2009 às 12:25 r r
veganismo, um exercício de desapego estético-alimentício.
hehe.
Publicado por Daniel em junho 19, 2009 às 13:43 r r
Poney, já contribuindo para a enquete, aconselho como candidato para melhor açaí uma lanchonete que tem do outro lado do balaio café, em frente ao banco do brasil. Lá tem um combo chamado casadinho, onde vem metade açaí e metade polpa manga/morango. O de manga é animal, vale cada centavo.
Abraço.
Publicado por poney em junho 19, 2009 às 13:51 r r
fera demais, daniel!
se você quiser começar a postar aqui, só me mandar seu email.
abração!
Publicado por poney em junho 19, 2009 às 16:58 r r
Cuidado com batata frita fora de casa!
segundo vozes veganas experientes pode estar sendo feita com galináceos.
hehe
posta o genaros.
achei caro demais e gostoso demais, ainda bem que tinha o genão pra pagar né?
Publicado por Jully em junho 21, 2009 às 14:54 r r
Ops, quem escreveu aí em cima fui eu, Jully.
Publicado por Letícia Bispo em junho 29, 2009 às 15:03 r r
Ain, Submore é delicioso! Ponto para eles. Bem melhor que o Subway, que não tem milho =P
Publicado por gizeli em junho 7, 2010 às 22:45 r r
odiel achei que ia acha coisa enteressante
Publicado por “encher o saco: a melhor estratégia da ação direta vegana” « Distrito Vegetal em agosto 26, 2010 às 21:27 r r
[...] gambiarras veganas no submore já tinham sido objeto de análise no nosso Distrito. Em junho de 2009, eu havia escrito (e nem me [...]
Publicado por O GRANDE GUIA VEGANO – BRASÍLIA 2011 « Distrito Vegetal em janeiro 21, 2011 às 20:45 r r
[...] – Submore – 115 norte – Agora eles tem um sanduíche vegan de nome “veggie” com pasta de homus e legumes grelhados, batata frita e o Açaí La Nieve (ou “do Juan”), o melhor da cidade. Além disso você pode pedir salada ou montar um sanduíche vegan frio. O foda é que a única pasta sem maionese é uma de ameixa, que deixa tudo com um gosto meio estranho. Confira as resenhas aqui e aqui. [...]
Publicado por Submore em abril 9, 2012 às 17:15 r r
O SUBMORE no seu novo cardápio, terá 03 opçoes de pastas vegetarianas e
e sanduiche quente com carne de soja. Vamos prestigiar!!