Submore: transformado comida saudável em não-saudável

Sempre confundem minha alimentação sem galináceos com alimentação saudável. Quem dera. Gostaria eu de só comer grãos e leguminosas orgânicas, combinadas de uma maneira nutricionalmente bacana. Em duas postagens de Distrito Vegetal, você já percebe que não é o caso. Não é fácil assim se livrar de uma vida inteira de gordinho à base de junk food e da maneira única que todas aquelas comidas deliciosamente gordurosas combinam com um estilo de vida de vídeo-game, quadrinhos e vinis de rock.

A confusão, ainda assim, é muito comum. Pessoas se assustam quando levanto pra catar um Bono em cima do frigobar. “Pensei que você não comia essas coisas industrializadas”, “não, não” respondo mastigando os 90% de gordura trans pra dentro da barriga. Não que seja algo pra se orgulhar, mas ao mesmo tempo em que problematizamos uma indústria que mata e explora uma infinidade de seres vivos, também podemos problematizar toda a paranóia em torno de um “corpo saudável” e como isso se relaciona com a imposição de padrões estéticos escrotos. Ao mesmo tempo em que  que a própria cultura de comer mal e ver nisso um valor pode ser muito conivente com capitalismos, colonialismos e tantas outras opressões, por mais vegan que seja o seu prato de comida. Bem, gosto de pensar que cada pessoa faz o que pode e o que se sente bem. Veganismo como um devir constante.

Certo. O ponto é que se você quer comer fora de casa veganamente, muitas das opções possíveis vão ser lugares de comida saudável, ou Healthy Food, como chamam por aí colonialmente. Uma desses é o Submore que fica ali no final da Asa Norte. O lugar é bem agradável e o pessoal parece disposto a compreender as gambiarras necessárias ao cardápio para se pedir uma comida sem galináceos. Legal.

Você tem a opção de montar uma salada ou de montar um sanduíche. Eu geralmente peço um sanduíche, na baguete ou no pão sírio. Substituto os frios e as pastas por alface, tomate, milho, grão de bico, cebola ou se seu espírito for mais aventureiro, uva passas ou manga (urgh). Não há nenhum sanduíche quente vegetariano,o que é uma pena e um desperdício. Sempre deixo uma notinha nas sugestões pedindo sanduíches quentes sem carne. A única pasta vegana é uma de ameixa, que dá um gosto meio estranho ao sanduba, melhor trocar por alface ou outra salada. Rola um molho de mostarda com mel, se você come mel, ou de picles com azeite.

A porção de batata-frita custa R$ 3,50. É pouquinha batata, bem-feitinha, e nos permite aquela combinação mágica (o prato típico do veganismo brasiliense e já citado anteriormente aqui no DV): açaí com batata-frita. Pô, o açaí é o destaque do submore. O famoso açaí do Juan, La Nieve. Que também é o açaí de uma porrada de lugar chique de Brasília, como aquela Mormaii, que eu nunca fui. Você pode ligar lá na fábrica pra comprar direto com o Seu Francisco. Passei uma parte significativa da minha vida fazendo rock naquela fábrica e recomendo fortemente.

No final das contas é aquele trio típico: sanduíche, batata e açaí. Falta só o brinquedinho pra completar o McLanche Feliz.

Serviço:
Submore, 115 norte.

PS.:Em breve, uma série de postagens com avaliações desleixadamente criteriosas em torno da disputa: qual o melhor açaí do Distrito Vegetal? Deixem suas sugestões.

Anúncios

14 responses to this post.

  1. Posted by leandro on junho 18, 2009 at 17:28

    po,
    bacana..
    nunca comi sanduiche lá..só açaí e já almocei a salada lá uma vez
    nem tinha pensado na possibilidade de se montar um sanduiche vegan hehe

    ontem eu ouvi falar de um lugar novo na 114 norte chamando genaro
    parece que lá tem 3 opções de hamburger vegetariano..feitos com grao-de-bico, beringela..grandes chances de ser vegan..
    mas eu não achei e-mail pra perguntar..e odeio ficar ligando

    mas segue aqui a descrição do lugar:

    http://bloggastronomix.blogspot.com/2009/05/gastronomix-o-charme-londrino-do-genaro.html

    já tinham ouvido falar?

    Responder

    • Posted by poney on junho 18, 2009 at 17:53

      eu comi no genaro e bati umas fotinhos pro Distrito Vegetal, bicho. pelo que perguntei lá é vegan sim, só precisa tirar o queijo. é bem chique e caro o esquema, em breve eu posto aqui. =)

      Responder

  2. Posted by alixe666 on junho 19, 2009 at 2:14

    poney, o açaí tá parecendo cocô mole.

    Responder

  3. Posted by Daniel on junho 19, 2009 at 13:43

    Poney, já contribuindo para a enquete, aconselho como candidato para melhor açaí uma lanchonete que tem do outro lado do balaio café, em frente ao banco do brasil. Lá tem um combo chamado casadinho, onde vem metade açaí e metade polpa manga/morango. O de manga é animal, vale cada centavo.
    Abraço.

    Responder

  4. Posted by poney on junho 19, 2009 at 16:58

    Cuidado com batata frita fora de casa!
    segundo vozes veganas experientes pode estar sendo feita com galináceos.
    hehe
    posta o genaros.
    achei caro demais e gostoso demais, ainda bem que tinha o genão pra pagar né?

    Responder

  5. Posted by Jully on junho 21, 2009 at 14:54

    Ops, quem escreveu aí em cima fui eu, Jully.

    Responder

  6. Posted by Letícia Bispo on junho 29, 2009 at 15:03

    Ain, Submore é delicioso! Ponto para eles. Bem melhor que o Subway, que não tem milho =P

    Responder

  7. Posted by gizeli on junho 7, 2010 at 22:45

    odiel achei que ia acha coisa enteressante

    Responder

  8. […] gambiarras veganas no submore já tinham sido objeto de análise no nosso Distrito. Em junho de 2009, eu havia escrito (e nem me […]

    Responder

  9. […] – Submore – 115 norte – Agora eles tem um sanduíche vegan de nome “veggie” com pasta de homus e legumes grelhados, batata frita e o Açaí La Nieve (ou “do Juan”), o melhor da cidade. Além disso você pode pedir salada ou montar um sanduíche vegan frio. O foda é que a única pasta sem maionese é uma de ameixa, que deixa tudo com um gosto meio estranho. Confira as resenhas aqui e aqui. […]

    Responder

  10. Posted by Submore on abril 9, 2012 at 17:15

    O SUBMORE no seu novo cardápio, terá 03 opçoes de pastas vegetarianas e
    e sanduiche quente com carne de soja. Vamos prestigiar!!

    Responder

  11. […] – Submore – 115 norte – Agora eles tem um sanduíche vegan de nome “veggie” com pasta de homus e legumes grelhados, batata frita e o Açaí La Nieve (ou “do Juan”), o melhor da cidade. Além disso você pode pedir salada ou montar um sanduíche vegan frio. O foda é que a única pasta sem maionese é uma de ameixa, que deixa tudo com um gosto meio estranho. Confira as resenhas aqui e aqui. […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: