Sabor Vital: o favorito da adultescência

Até pouquissímo tempo atrás, almoço não era coisa que se fazia em restaurantes.

Durante uma fase lebówskica, conturbado período de muito pijama e pouco trabalho, o almoço era uma refeição tipicamente caseira. O último resquício de uma rotina que me salvou da insanidade. O mundo poderia estar em pedaços lá fora, mas o tempero inabalável do feijão continuaria o mesmo dia após dia. Era bom, economizava no bolso (que estava sempre vazio) e tinha a segurança de estar comendo alguma coisa segurament vegana.

Antes disso, quando ainda era um jovem mancebo universitário, vivia plenamente aquele cotidiano recheado de silverinha de soja e sucos de cores do Restaurante Universitário da UnB. Me chamem de masoquista, mas eu ainda gosto de almoçar lá. Acho que até vale uma resenha pro Distrito Vegetal. Espero dar a sorte de ir num dia com bife de glúten acebolado.

De qualquer maneira, comer em restaurantes self-services é uma coisa recente na minha vida. Provavelmente tem alguma coisa a ver com esse mundo da adultescência em que fui arremessado, mas que ainda permanece como um estranho. Esse mundo de roupas com mais de um botão, vocês sabem bem como é.

(Parênteses. Dica de sobrevivência nesse mundo selvagem da adultescência: mesmo que você não goste de futebol, procure saber por alto os resultados da rodada do final de semana. Pode salvar sua vida)

Nesse último ano, então, comecei a frequentar a diversa fauna dos restaurantes “naturais”. Não sei bem o que isso significa, mas dá pra perceber que dentro dessa gaveta gastronômica aparentemente restrita dá pra encontrar um monte de coisas diferentes.

Tem restaurante natural que serve até carne de avestruz e nenhuma opção vegana, frequentado majoritariamente por yuppies histéricos. Tem restaurante natural frequentados por vegetarianos com cara de doente, em que fica difícil de comer porque o simpático casal hippie do seu lado parece não se importar com o fato do nenê deles ter se cagado nas calças inteira. Tem restaurante que é mantido por motivos religiosos, tem uns que você sabe que o que importa é a grana mesmo.

E no meio disso tudo, tem o meu favorito: Sabor Vital. Ali na 316 norte, no setor hospitalar norte. Não é o restaurante vegetariano com mais opções da cidade, mas tampouco servem qualquer tipo de carne. É um restaurante vegetariano relativamente simples. Mas por que então, eles merecem esse título do DV?

O lance é que cada uma das coisinhas que eles servem é deliciosamente bem-feita. Pô, todo restaurante que você come rola um tofu, né? Pois é, o tofu com gengibre do Sabor Vital é melhor do que esse daí. Rolam também aquelas pastinhas de tofu pra jogar em cima do alface, de alho, de cenoura, de rúcula, só que são melhores. O feijão é melhor, a farofa com banana é melhor. Tem AMOR, sei lá.

Outro ponto positivo: o restaurante descrimina todos os ingredientes de tudo que é servido lá. Acho essa ideia demais, porque o esforço da indústria da carne é de justamente desassociar aquele delicioso hamburger ascético com o sofrimento e o trabalho que o gerou. Cabe aí uma leitura marxista heterodoxa do consumo da carne como alienação do trabalho e fetiche da mercadoria. Mas essa eu deixo pra outro post, ou outro blog.

Nem todos os pratos são veganos, mas pelo menos você pode saber exatamente qual o óleo foi usado naquela pamonhazinha de tofu que está preste a devorar.  A diversidade de saladas é jóia. Sempre tem umas três opções diferentes de proteína como “prato principal”, sendo no mínimo uma vegana. Tem lasanhas, tortas, bifes, hamburgers, kibes.

Hoje teve feijoada lá. Estava uma delícia.

Uma coisa legal, foi que eu conheci o Sabor Vital por indicação de um comentário aqui no Distrito Vegetal. Prova de que essa articulação entre barrigas e mentes às vezes pode dar certo, não é?

Sabor Vital
316 Norte, bloco A – loja 316
Telefone: 3349 2171

14 responses to this post.

  1. Posted by alixe666 on janeiro 22, 2010 at 19:48

    pamonhazinha de tofu?
    putaquepariu. eu preciso desse restaurante!

    Responder

  2. Posted by Jully on janeiro 25, 2010 at 12:56

    Massa.
    Concordo que a comida é a mais bem feitinha.
    meu preferido.

    Responder

  3. Posted by Aline on fevereiro 1, 2010 at 4:41

    E o Flor de Lótus? Apesar de servirem peixe, tem opções totalmente veganas. Já foi lá?

    Responder

    • Posted by poney on fevereiro 1, 2010 at 12:21

      pô, curto bastante também. é um pouquinho mais caro e perde uns pontinhos por ser onívoro, né? hehe. Mas com certeza vale uma resenha aqui.

      Responder

      • Posted by Aline on fevereiro 2, 2010 at 0:21

        É onívoro mas nem tem comida com queijo ou leite, como o Sabor Vital! Não estou sendo paga pra fazer propaganda, mas é que o Sabor Vital me deixa frustrada de vez em quando. Uma lasanha de legumes linda, mas com queijo por cima, por exemplo, me deprime rsrsrs.

        E o Sabor Vital aumentou faz pouco tempo. Mais barato, agora, Amor à Natureza e Terra Viva, só, acho eu. Este último com muita coisa com queijo…

        Ah, parabéns pelo blog, que só descobri ontem. Tava me sentindo muito desamparada nesse DF…

      • Posted by poney on fevereiro 2, 2010 at 14:21

        pois é, entedo bem a frustração da lasanha. heheh.

        que legal que gostou do blog, a ideia é essa mesmo, de formar uma rede de troca de ideias e de ajuda, veganismo hermitão não tá com nada. hehe.

        valeu!

  4. Posted by bodóque on março 31, 2010 at 0:25

    Qual o preço do quilo? Bate os 20 legais do boa saúde?

    Responder

  5. Posted by Uandi on maio 17, 2010 at 2:29

    O que me chamou a atencao neste blog foi a percepcao da presenca de Amor que voce percebeu na comida do Sabor Vital. Eu tambem senti a mesma coisa, mas isto nao significa que eu goste de todos os pratos, pois eles tem uma variedade muito grande. O meu nivel de exigencia se restringe mais ao conjunto, como por exemplo, a dedicacao dos funcionarios em atender bem, a preocupacao da proprietaria em encontrar os melhores produtos, quase todos organicos, e a hamonia do ambiente com todas aquelas mensagens dos posters nas paredes com uma musica sempre tranquila.
    Namaste, Andi

    Responder

  6. […] – Sabor Vital – 316 norte – Particularmente, o meu favorito. Não é o restaurante vegetariano com mais opções da cidade, mas tampouco servem qualquer tipo de carne. É um restaurante vegetariano relativamente simples. O lance é que cada uma das coisinhas que eles servem é deliciosamente bem-feita. Tem AMOR, sei lá.  Leia a resenha. […]

    Responder

  7. Posted by Anke on fevereiro 28, 2011 at 1:36

    Sabor Vital é o meu restaurante preferido em Brasília! Eu amo esse restaurante. Eu amo esse lugar. É simplesmente maravilhoso. O suco de abacaxi com hortelã é uma delícia. Até quem gosta de carne vai gostar de lá.

    Responder

  8. Posted by Clarice on maio 23, 2011 at 18:18

    É realmente delicioso. Tem um ambiente bastante zen, com uma musiquinha relax ao fundo tocando enquanto você se serve. Amo de paixão todas as saladas de lá, e sempre tem umas tortas quentes diferentes, pasteizinhos integrais assados com uns recheios bacanas e nutritivos… E o massa é que até o banheiro (das meninas, pelo menos) é ecologicamente correto: a válvula da descarga é econômica e você escolhe a quantidade de água: 3 ou 6 litros, dependendo do elemento depositado…
    Ah! Não deixe de ficar de olho na lojinha ao lado (passagem obrigatória para quem vai pagar a conta) e comprar biscoitinhos para quando a fome bater de tarde…

    Responder

Deixe um comentário

