“encher o saco: a melhor estratégia da ação direta vegana”

ou…“pela extinção voluntária das gambiarras vegan” ou ainda: “novidades vegetas no Submore!”

Com o passar dos anos fui me especializando em gambiarras vegetarianas. Se você decide adotar uma alimentação estrita, não há muito pra onde correr. É isso ou aprender a cozinhar. Eu sei que a  segunda opção é mais prazerosa e mais  nutritiva, eu até descolei uns livros de receitas e já me aventurei com bolos e panquecas sem galináceos, mas devo confessar que sou uma mera marionete nas imperdoáveis mãos da preguiça.

Minha meta era, portanto, virar uma espécie de Macgyver do veganismo. Depois de guiado pelo mestre Hery (esse come até pedra se for vegan), fui responsável por dar vida a muitas aberrações por aí. Pizza de muzzarela sem muzzarela, misto-quente sem queijo e sem presunto, macarrão ao molho bolonhesa sem molho bolonhesa. Um mundo cruel, vocês devem imaginar.

Quatro dicas importantes pra quem quer se jogar nesse mundo, nessa vida bandida, da gambiarra vegan. 1) paladar é eufemismo burguês. É vegan? É gostoso; 2) comida enlatada é a sua melhor amiga. Com ela você consegue feijão, grão de bico, molho de tomate e outras delícias pra incrementar o pão seco e o macarrão sem molho;  3)Tudo fica melhor com batata-palha; e 4) Saber conversar, ter paciência e cara de pau com quem te atende é a melhor estratégia. Negocie trocas de ingredientes, pergunte pelo que mais eles tem na cozinha, peça pra inventar um prato novo.

Assim é possível extrair uma refeição vegana de praticamente qualquer cardápio. (podemos até bolar um desafio desses nos futuro, hein?)

O suprassumo da gambiarra vegana atende pela alcunha de PCO Vegan. Em alguns estados do nordeste também pode ser encontrado sob o nome de “Menina-Mocinha” ou na versão mais radical, “Cassaco Menstruado”. Trata-se da combinação extrema entre pão francês, uma lata de molho de tomate e batata-palha. A sugestão de acompanhamento é suquinho pó da morte (preferencialmente de um sabor bem artificial) numa garrafa de água mineral. Um manjar de sobrevivência que acaba saindo por menos de R$ 2 pra cada pessoa do casal.

Mas a gambiarra não pode ser o nosso horizonte, claro. ‘Ser realista e demandar o impossível’, é o que dizem né? Bem, eu tô demandando! Demandando queijo vegan que derrete, bolo de cenoura que incha, salsicha que não desmancha. Até agora nada, beleza. O punk nos ensinou que não se trata de esperar, mas de fazer, certo?

E tem várias coisas que você pode fazer pelo veganismo. Explodir o laboratório de psicologia da UnB, pixar vacas pelas ruas da cidade (achei animal quem fez isso, fica registrado  o agradecimento), adotar animais abandonados, etc. Apoio todos, mas o exercício de ação direta vegan que mais tenho aplicado é simples: encher o saco.

Importante frisar que a encheção aqui se refere à determinadas práticas específicas: enviar emails com sugestões para o lugar que você gosta de comer, trocar um lero com a gerente do estabelecimento, conversar com o pessoal que te atende, preencher as fichinhas de sugestões, essas coisas. Tudo na tranquilidade. Não confundam isso com pregação. Nada mais deselegante do que quem é vegeta sendo chatx com quem come carne. Se você acha chato aquele seu tio que vive fazendo piada ou pegando no seu pé no churrasco, não reproduza a mesma lógica, né?

Já mostramos no distrito como essa estratégia pode dar certo. Hoje temos hamburger vegan no sky’s e rolês com fartura depois dos shows de rock, graças aos emails que mandamos ao pessoal da lanchonete mostrando que nem só de açaí e batata-frita se sustenta um intestino. Por outro lado, já quebramos a cara também, o pessoal sacana do Marvin nos ignorou completamente. Pior pra lá.

Pois bem, eis que recentemente, ao pedir um rango no submore da Asa Norte (3349-4848), já preparado para aplicar todas as técnicas da gambiarra vegan, eu me deparo com uma grata surpresa: o cardápio foi modificado, dois sanduíches vegetarianos foram incluídos e um deles é vegan! Que beleza. Pão ciabatta, legumes grelhados e pasta de homus.  De muito bom gosto. Não são aquele leguminhos da lata de seleta não, são umas couve-flores bombadas, umas cenouras anabolizadas, tudo passado deliciosamente no azeite. Fino.

As gambiarras veganas no submore já tinham sido objeto de análise no nosso Distrito. Em junho de 2009, eu havia escrito (e nem me lembrava):

Você tem a opção de montar uma salada ou de montar um sanduíche. Eu geralmente peço um sanduíche, na baguete ou no pão sírio. Substituto os frios e as pastas por alface, tomate, milho, grão de bico, cebola ou se seu espírito for mais aventureiro, uva passas ou manga (urgh). Não há nenhum sanduíche quente vegetariano,o que é uma pena e um desperdício. Sempre deixo uma notinha nas sugestões pedindo sanduíches quentes sem carne.

Hoje, mais de um ano depois, conseguimos. Tem sanduíche quente vegan e vegetariano no Submore. Nem acho que foi por causa da minha encheção de saco em particular, não. Mas eu continuo sonhando com um mundo em que todo mundo encha tanto o saco que não haverá mais gambiarra. Dá até camisa: “pela extinção do cassaco menstruado”.

Serviço:
Submore, 115 norte.
Agora com opções veganas quentes.

19 responses to this post.

  1. Posted by leandro on agosto 27, 2010 at 18:57

    porra! ótima notícia
    tá fazendo bem o seu trabalho! hehe

    Responder

  2. Posted by alixe666 on setembro 1, 2010 at 20:51

    AH, NÃO! viva o pão com batata-e-molho. eu sempre vou apreciar essa iguaria fina da culinária vegan urbana. não era nem vegeta e já apreciava esse esquema no rolé espaço cultural (tipo há uns 10 anos atrás). mesmo aqui em copacabana com praia, sol, agua de côco, pão de queijo de soja no mega mate e várias opções de falafel, pastinha puro sabor num mundo verde de verdade continuo entusiasta do pão com batata e molho. deu até vontade agora. hahahahahahaha

    Responder

  3. Posted by Lena on setembro 24, 2010 at 13:32

    Meu Deus essa eu tenho q compartilhar: depois de anos sem tomar milk shake de chocolate delicioso. Ontem foi uma benção e tomei o milk sem milk de chocolate vegano mais escandalosamente deliciosa da minha vida RECOMENDO DEMAIS !!! Na Palazzo (Palazzo e não Palato gente) tem o sorvete de chocosoy mais delicioso do mundo, mas mais que isso eles fazem milkshake com leite de soja e você pode até optar pelo leite de soja zero açucar. É o paraíso!!! Fica do lado do manara na rua do ceub acho q aquilo ali é 706 norte. Do lado tem a Plates uma sanduicheria nova q eu ainda não experimentei nem perguntei e era vegano mas acho q é q tem um snduiche vegeta!!!
    bjsss

    Responder

  4. Posted by Marina Corbucci on outubro 28, 2010 at 12:57

    MILK SHAKE VEGANO EM BRASÍLIA?????????????
    Acho que vou desmaiar………….
    Já tinha tomado esse sorvete de chocolate por lá, mas na época eles nem tinham leite de soja para o café. Xaropei (quer dizer, conversei, bem no estilo descrito por Poney) com o povo lá, mandei email…. Acho que eles ouviram a voz do povo vegano!
    Vou lá prestigiar.
    Bom, Poney, só queria dizer que compartilho demais com o seu ponto de vista, e acho que é assim que se convida mais pessoas a conhecerem o veganismo e se tornarem veganas. Se elas não tiverem nada para comer (ou tiverem que comer cassaco mestruado, credo, isso eu nunca encarei), a probabilidade de adotarem o veganismo é mínima.
    É isso aí, minha gente, sigamos na pentelhação.
    PS: Lena, o The Plates não tem nada vegano. O hambúrguer vegetariano contém ovo.

    Responder

    • Posted by poney on outubro 28, 2010 at 13:34

      eu fui lá tomar o milk shake e aprovei. é animal mesmo, lena. obrigado pela dica. será um dos próximos posts do DV.

      Mas poxa, a Marina traz notícias tristes. Eu fui lá no Plates e me disseram que um dos hamburgers vegetais (o que é grelhado e não empanado) não tinha nenhum ingrediente de origem animal, nem leite nem ovo. Eu, e uma galera, comemos e adoramos! hehe.

      vou verificar essa informação. =)

      Responder

  5. Posted by alixe666 on novembro 21, 2010 at 23:12

    o chocosoja da sorbê dá um pau no da palazzo.

    Responder

  6. […] pasta sem maionese é uma de ameixa, que deixa tudo com um gosto meio estranho. Confira as resenhas aqui e […]

    Responder

  7. Posted by Ana on fevereiro 7, 2011 at 20:35

    Tô chocada com você(s)! Com esta dieta vegana enlatada, vocês estão comendo tanta porcaria quanto quem vai ao mc donalds! Tudo bem, nao tem crueldade com o animais, ok, mas e a crueldade com vcs mesmos? E com o meio ambiente? Vocês estao comendo o pior tipo de alimento, com todos os aditivos quimicos possiveis, e que por virem prontos produzem uma quantidade absurda de lixo! Trash food vegano!

    Responder

    • Posted by poney on fevereiro 7, 2011 at 20:43

      Poxa, não sabia que você me conhecia tão bem assim a ponto de fazer uma análise da minha alimentação! Não acha que é muita pretensão?

      Você pode ter e promover o veganismo que você bem entender, Ana. Mas por favor, não venha me dizer como eu devo me alimentar se você nem ao menos me conhece, tá bem?

      Quando eu disse que encher o saco era uma boa estratégia política, eu me referia a encher o saco dos estabelecimentos, não das outras pessoas.

      Responder

  8. […] Veganismo-bagunça O que eu gostaria realmente de comentar brevemente nesse post é sobre a intricada relação entre veganismo e saúde. Esse tema foi levantado recentemente em um comentário aqui no DV, em que me pintavam como um propagador de hábitos veganos destrutivos, que vive de estragar o próprio corpo e produzir entulho para o planeta. Aparentemente, tudo isso porque a gente curte um PCO vegan. […]

    Responder

  9. Posted by alixe666 on fevereiro 8, 2011 at 18:03

    eu, sinceramente, não sou vegan pela minha saúde. sério, foda-se o veganismo saúde ou o veganismo-para-emagrecer-disfarçado-de-veganismo-saúde, que além de ser hipócrita e tosco (veganismo não é dieta milagrosa para ter o corpo que sempre desejou, foi malion) constrange com suspeita de ‘falta de pureza’ as pessoas veganas e gordas.

    achei muito feio o comentário da ana. que não leu nem a metade do blog. a galere aqui sempre preocupada com estratégias de deslixo, substituir carro por bike ou pernas mesmo e angariar ‘créditos de carbono’ como diria o andrei… poxa…

    mas falando sobre o post do pco vegan, eu realmente não concordo com a dica número 1 que encaro como uma hipérbole engraçadinha, cara do poney. paladar é tudo. mas ele muda, né? ele é contaminado por todas as outras coisas que estão em jogo no veganismo. e com um tempo sem comer carne, o queijo, ou até diminuindo o sal você fica com as papilas mais aguçadas para gostos diferentes.

    Responder

  10. Posted by poney on fevereiro 8, 2011 at 18:12

    vejam bem, as regras não são para o veganismo. tá bem claro ali, são regras para se jogar nessa “vida bandida, da gambiarra vegan”. hehehe.

    Responder

  11. Posted by alixe666 on fevereiro 8, 2011 at 18:34

    são dicas poney. de dicas pra regras tem um rio amazonas de diferença. ainda assim mantenho: dá pra fazer gambiarra mantendo o paladar. só precisa de um golinho a mais de esforço. =)

    Responder

  12. […] a resenha da época que implementaram o sanduíche […]

    Responder

  13. […] que ninguém me chama mais. Mal sabia eu, que quem ligava era a gerente de produção da lanchonete Mamutes pra avisar que havia recebido minhas mensagens e tinha procedido com as mudanças no cardápio que […]

    Responder

  14. […] – Submore – 115 norte – Agora eles tem um sanduíche vegan de nome “veggie” com pasta de homus e legumes grelhados, batata frita e o Açaí La Nieve (ou “do Juan”), o melhor da cidade. Além disso você pode pedir salada ou montar um sanduíche vegan frio. O foda é que a única pasta sem maionese é uma de ameixa, que deixa tudo com um gosto meio estranho. Confira as resenhas aqui e aqui. […]

    Responder

Deixe uma resposta

