Palazzo, vida simples e o quadrilátero vegano da Asa Norte

(mais uma vez, se a fome aperta e tá difícil ler um monte de besteiras, salte logo pras últimas linhas que lá estão todas as informações que realmente interessam. Não há demérito nenhum em subordinar o cérebro à barriga, afinal essa última costuma trazer muito mais felicidade mesmo)

Se é realmente verdade que o veganismo é esse exercício cruel de empatia que acaba por nos afastar da humanidade e nos isolar em pequenos grupos cínicos (mentira, é o maior legal), fico me perguntando o quanto de desapego e abandono envolvem esse negócio de tentar ser vegan. É verdade que a gente começa a abrir mão de um bocado de coisas, mas todo movimento de dizer ‘não’ pra alguma coisa já pressupõe dizer ‘sim’ para um outro tanto de coisas, não acham?

(Algumas pessoas com sinceridade avassaladora arriscariam a dizer que veganismo é o desapego do paladar. A ideia desse Distrito é justamente levantar uma bandeira de “NÃO” pra essa tese. Apesar de que talvez eu fosse a última pessoa que deveria manter um blog como esse. Meus critérios podem ser resumidos de maneira bastante clara: “é vegan? então, é bom”).

Bem, tô longe de ser um exemplo de desapego, com minhas coleções de discos velhos e revistas em quadrinhos, mas como já disse antes por aqui, vejo com o melhor dos olhos esse tipo de prática. Afinal, o sistema que nos ensinaram adestraram a viver é esse, da apropriação (e do descarte) excessiva. E é o que fazem com os animais. Apenas mais um item na lista.

De maneira que fico feliz demais quando essa postura ética, que às vezes pode parecer tão complicada, cheia de gambiarras, leituras de rótulos e perguntas inconvenientes, consegue andar de braços dados com uma vida simples e desapegada. Muitas vezes, a gente consegue tudo isso com espírito comunitário e ajuda mútua, essa era a principal motivação pra criação do Distrito Vegetal.

Enquanto não posso abandonar tudo pra viver numa comunidade anarcohippie em que plantaremos tudo o que consumirmos e as guitarras sejam movidas a energia solar, vou tentando nesse dia a dia urbanóide descomplicar tudo que estiver ao meu alcance, capacidade e vontade. Se livrar do carro e não ter televisão podem estar mais próximos de parar de comer carne do que a gente imagina.

E foi num exercício pleno de camaradagem vegan, aqui nos comentários do DV, que eu fiquei sabendo que agora a gente tinha um lugar tomar milk shake sem leite. E o melhor, perto da minha casa, e ainda, sem ser num shopping center! Muita felicidade. Trata-se da sorveteria Palazzo, na 706/07 Norte, ali do lado do Manara.

Tenho tentado me especializar em destrinchar toda as possibilidades do rolê vegano na Asa Norte. É onde eu moro, ando de bicicleta e por onde pego ônibus. Pra mim, esse exercício tem tudo a ver com promover uma vida simples (posso ir a pé fazer qualquer uma dessas refeições) e estreitar laços comunitários (você realmente passa a viver mais onde mora).

As coisas estão tão boas por aqui nos últimos tempos que tenho apelidado essa área de Quadrilátero Vegan da Asa Norte. Assim como o Alan Moore não curte muito sair do bairro dele lá em Northampton, eu poderia muito bem me aposentar e ficar só de bobeira por aqui. As pontas do quatrilátero seriam: o Sky’s na 716, a Palazzo na 706 e o Kebaara na 409. a última ponta não decidi ainda, mas tenho certeza que tem um monte de delícia vegan espalhada nos poucos km2 que compreendem essa área.

(fica aí a sugestão de que cada pessoa descubra os quitutes sem galináceos perto de sua casa e passem pra gente publicar aqui. Imagina? O pentágono vegan da Ceilândia, o octaedro vegano de Planaltina? Seria demais)

Voltando a Palazzo, uma crítica: o preço é caro. E isso realmente não combina com uma vida simples, né? Por outro lado, bem, como eu posso dizer de forma clara? É MILK-SHAKE VEGAN, PORRA. Acho que vale a pena, mas cada uma que sabe. São três sabores sem lactose: chocolate, morango e maçã-verde. Quem sabe indo mais a gente consiga ampliar a paleta de cores.

O atendimento é ótimo, bastante compreensível com as restrições alimentares que quisermos imaginar aí pros próximos anos.  Tô louco pra voltar e pedir uma banana split vegan. Sei lá quantos anos que eu não tomo isso na rua. A decoração é toda cheia de pinturas de castelos, então além de tomar sorvete pode ser um bom ponto de encontro pra quem curte jogar um RPG e ouvir um metal melódico. Cada um, cada um né?

E fala a verdade, quem é que não tava morrendo de saudade de tomar um sorvetinho nos belos finais de tarde do nosso Distrito? No final das contas, um soja-milk-shake acaba nos jogando de volta nos braços dos rituais humanos que a gente pena pra se livrar.

Palazzo – milk shake e sorvetes vegan
706/707 Norte – Telefone: ???
http://sorvetespalazzo.com.br/

5 responses to this post.

  1. […] – Palazzo – 706 norte. Um absurdo o chocolate de soja dos caras, um negócio absurdamente sensacional. E sem aquele gostinho reminiscente de Ades! Oh, glória. ainda fazem milk shake e tem uns outros dois sabores sem leite. Mas aí, experimenta mesmo é o de chocolate. Confira a resenha. […]

    Responder

  2. Posted by Fê Anjos on novembro 15, 2011 at 23:26

    Sim, pessoal. Ja existem diversos outros sabores sem leite por la. O de limaooooo! Ai q bom! Segue a lista de cabeça: Chocosoja, limao, maca-verde, framboesa ou amora, cajá e….ai lembrei desses! Amooo essa sorveteria! haja pecado! Ah sim, agora com a chuva e friozinho peça um chocolate quente feito como sorvete de chocosoja. Dá certo! Delicius! Agora tem salgados por la tb! Bjo e aproveitem a vida dos helados!

    Responder

  3. Posted by joseph on agosto 10, 2012 at 1:01

    acabou de abrir uma na 303 sul!

    Responder

  4. Posted by Nellie on outubro 19, 2012 at 14:58

    de passagem por bsb, fiz minhas anotações baseadas no guia vegano da cidade e baseadas nos meus desejos de ~gordinha~. ultimamente, bastante atraída por comidas árabes em geral, anotei quase todos os lugares árabes para se comer pelo plano. também tinha anotado sorveterias, mas apenas por desencargo de gordices, porque nem sou muito fã de doces em geral.
    fui parar no Manara, um arábe que fica perto de onde me hospedei e ów fóque, me apaixonei pelo arroz com lentilha. mas tipos, porque? tão simples, arroz com lentilha? ora bolas, onde moro o grande árabe se resume a Habib’s, cara, ou seja, eu naquele meu almoço no Manara, tava me achando uma das esposas de algum sultão.
    só sei que, na saída, feliz e com o buxo cheio, dou de cara com essa sorveteria PALAZZO e cara, na hora, não achei estranho o nome, peguei minha agendinha e vi lá escrito: “milk shake do Palazzo! tomar!”. cara, fiquei feliz com a coincidência e com a possibilidade de conhecer o tal milk shake. pedi, sem olhar o preço e já imaginava que seria caro, mas foda-se, comprei e quando tomei, velho, que delícia de sorvete. o sabor foi chocolate, o mais simples possível mas mesmo assim, divino. sei que, sem medo de parecer uma tabaroa do Nordeste, tirei uma foto de lembrança =~

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: