Natura Dog – levando o veganismo pra rua

Desde a extinção do querido – e saudoso – The Dog (por algum tempo, sede do tráfico de informações do DV), o veganismo aqui no distrito ficou órfão de um cachorro-quente de rua. Nada que seja impossível de reproduzir no conforto do lar (afinal, até eu sei fazer e me encaixo naquele pequeno grupelho renegado e mal-quisto de vegans que não sabem cozinhar). Mas também, nada que reproduza o mesmo prazer de sentar no meio fio da entrada da quadra sob o frio seco de Brasa City feito lâmina e se lambuzar todo daquela mistura amorfa de batata-palha, milho e pão molhado. Eu fui criado assim. Tenho certeza que muita gente dessa cidade-cemitério também.

Pois é, para todas as barrigas que sentiam falta dessa experiência existencial transcendental, que está muito além da comida em si,  surgiu nossa redenção encrustrada ali no meinho da Asa Norte: o Natura Dog. Capitaneada pelo Bola, o Natura Dog é a primeira carrocinha de cachorro-quente vegan da cidade. Sei de algumas experiências similares em outros lugares do Brasil, a barraquinha do Mamá, em Curitiba, talvez sendo a mais famosa delas. (alguém aí conhece outras?)

Uma das coisas que eu achei mais bacana foi que existem vários complementos que para onívorxs podem ser triviais num cachorro-quente, mas deviam estar fazendo uma falta danada pra quem é vegan. Tem pasta de alho vegan, purê de batata vegan e creme de azeitona também vegan. Foi escolhido um catchup sem conchonilha para atender todas as sensibilidades e o preço eu considero bastante razoável. Por 10 reais, você pode comer dois hot-dogs, com quatro complementos e ainda marcar seu cartãozinho fidelidade pra escravizar sua alma com salsichas de soja.

Mas o que realmente me encantou na proposta do Natura Dog é o fato de ser o primeiro lugar em Brasa com comida vegan simples e na rua, me corrijam se estiver enganado (tem pastel e acarajé, mas estão mais próximos de gambiarra vegan – sei também que teve uma vez que o pessoal se organizou pra distribuir sopa vegan na rua, mas não durou muito tempo). Bem, ainda no sentido daquela conversa da resenha do Café Corbucci, de que devemos promover as mudanças que gostaríamos de ver nesse mundo e de que todo mundo que cultiva o veganismo faz parte dessas mudanças na nossa cidade, acredito que uma carrocinha de cachorro vegan possui um potencial político muito interessante.

Um pontencial político para questionar o nosso próprio veganismo. Eu vou dedicar um post mais reflexivo e extenso sobre esse assunto em um futuro próximo, mas acho que vale comentar aqui rapidamente a linha tênue que o veganismo caminha, que permite transformar libertação em privilégio de classe, crítica em nicho de mercado e que acho sempre importante repensar. Não que eu tenha uma boa resposta para todos esses dilemas, só não quero ver essa parada que eu acho tão legal que é o veganismo se transformar em mais uma maneira de segregar pobres e ricos, como se fosse mais um “clubinho-que-não-é-pra-qualquer-um”. E toda essa coisa de “orgulho” vegan tem muito a ver com isso daí, vamos admitir.

Promover esse veganismo mais simples e democrático não é tarefa fácil pra ninguém. Da última vez que fui lá, fiquei conversando com o Bola algum tempo sobre a árdua peleja que ele tem de travar com a administração de Brasília para conseguir montar um negócio na rua. Ele também contou que já tinha montado o Natura Dog em 2009, mas teve tudo roubado (!!!) depois da primeira noite de funcionamento. O que me faz pensar que uma carrocinha de comida vegan em Brasília ainda traz toda a carga simbólica de por um pouco de vida nas ruas tão fantasmagóricas dessa cidade. Brasília é a cidade  da negação completa do espaço público como espaço de encontro. A cidade em que você encontra placas como “rua não é lugar pra conversar”. Então, que bom que se gente não pode conversar, agora pelo menos podemos comer.

Há uns dois anos, no comecinho desse Distrito, eu fiz um texto sobre o que ainda considero uma das coisas mais chatas da alimentação vegana: a falta de praticidade na hora de escolher um rango. É tudo muito elaborado ou muito precário. Ou salada de tomate seco e shitake ou saquinho de amendoim japonês. Naquela época, (que apesar da proximidade, já começa a se configurar em minha cabeça como uma era tenebrosa, pré-hamburger vegan do Skys e pré-kebaberias) era difícil de competir com a abundante facilidade – quase um tapa na cara – de um risole de milho com coca, de um pão de queijo com café. Claro, nossas festinhas de confraternização no trabalho continuam sendo momentos de solidão e dor, mas na rua a história é outra.

Graças a iniciativas como o Natura Dog, hoje nosso veganismo tá mole. O Distrito Vegetal deseja longa vida e um verdadeiro mar de salsichas de soja.

Natura Dog
Comercial da 208 Norte
81557972
bolavideos@gmail.com

5 responses to this post.

  1. Posted by Marina Corbucci on julho 6, 2011 at 16:08

    Só um porém, Poney: lá não é uma carrocinha vegana, já que também servem salsicha de carne e queijo ralado. É uma carrocinha com opções veganas. Ainda assim, um ótimo passo!

    Responder

  2. […] poxa, agora com uma opção de pizza, uma opção de cachorro quente, um café todinho vegan, etc. talvez todos aqueles encontros de família ou outras situações que […]

    Responder

  3. Posted by Leandro on agosto 19, 2011 at 15:44

    Eu fui no dia da inauguração, e eles tb servem salsicha normal. Só pra frisar que não é exatamente “natura”!😉

    Mas vejo que pra colocar a ideologia no mercado correndo o risco de não ter demanda é preciso ter um bom capital pra suportar o possível risco. Apenas o café corbucci conseguiu essa façanha até agora.

    Responder

  4. Posted by Júnior on fevereiro 26, 2012 at 23:08

    Fui na sexta-feira (24/02/12) às 19h45 e não estava lá, fiquei um tanto contrariado pois saí de Águas Claras direto pra ir lá. Portanto quem for sair de longe pra ir lá, é bom ligar pra confirmar se está funcionando.

    Responder

    • Posted by tui on maio 11, 2012 at 8:09

      po,servir salsichas de soja E de carne nao é nada legal,hein?!
      cadê o diferencial??? e um mínimo engajamento??
      nao poderiam colocar opçoes de tortinhas de ricota e legumes,etc?
      ademais,queijo ralado no hot dog??????? argh!

      Responder

Deixe uma resposta

