Caçadores de Mitos Vegan (rapidinhas vegetais V)

Após um árduo trabalho de investigação de nossxs correspondentes distritais, apresentamos mais uma listinha de descobertas dos CAÇADORES DE MITOS VEGAN (imaginem uma música dramática de fundo):

– Dilletoenviado pela aline.  “conversei com o atendente da dileto no Iguatemi e ele disse que todos “sorbets” eram à base de água, sendo que podiam “conter traços de lactose”, pois feitos na mesma máquia. Os sabores que ele me indicou eram o de limão, morango, framboesa e chocolate 70% (tem outros de chocolate com leite)”. me explicaram que os sorbets de fruta é garantido que não tem “lactose”, já o de chocolate por conter por ser feito na mesma máquina dos outros”. É VEGAN.

– Crepe au Chocolat –
enviado pela Mel.  “Os crepes NÃO SÃO veganos. Decidi jantar hoje no Crepe Au Chocolat e quando cheguei lá, perguntei do que era feita a mssa. O rapaz me respondeu que era uma “farinha especial”. Daí eu insisti e falei: “Mas é farinha de quê?”, daí ele disse: “Vou pegar a embalagem pra mostrar.” Eles usam uma mistura chamada Preparado Aminna, ideal pra crepes, panquecas e afins:
http://www.aminna.com.br/1.0/produtos.php?Fa%E7a%20voc%EA%20mesmo&9 – É o último produto da página. Leva ovo desidratado no preparo”. NÃO É VEGAN (Tcham!)

– Sorbê –
enviado pela Mel. “no final de semana passado eu descobri que, além dos sorvetes à base de frutas da Sorbê (que são veganos), existe um dos cremosos que também é: o de Pistache Diet. É uma delícia! Esse de pistache é muito bom. Eu desci lá na produção deles e pedi pra olhar a embalagem da pasta de pistache que eles usam pra fazer e não tem nada de origem animal, assim como a massa pra dar liga, que é de soja”. É VEGAN.

– Submore
enviado pelo Roberto. “O Submore daAsa Sul ainda tem o sanduíche veggie, muito bom. E também dá pra pedir o vegetariano sem a mussarela, o molho ao pesto eles dizem não ter queijo. Dá pra pedir pela internet: http://www.submore.com.br”. É VEGAN.

– Dudu Bar
enviado por Lia. “É caaaro, mas é bom. O Dudu Bar (303 Sul) tem opções veganas, com indicação no cardápio. Eu provei e gostei muito do cuscuz marroquino com legumes e castanha-do-pará”. É VEGAN.
xxx
Quem quiser divulgar alguma investigação vegana aqui no Distitro Vegetal, fica à vontade. Basta escrever pra poneteo@gmail.com. Até mais.

17 responses to this post.

  1. Posted by Marina Corbucci on outubro 24, 2011 at 22:02

    Gente, é só ler os ingredientes do sorbet de chocolate da Diletto (li na embalagem da versão picolé) pra ver que não é vegano! CUIDADO!

    Responder

  2. Na Sorbê, além dos de frutas que são feitos à base de água, ChocoSoja e do Pistache Diet, eles têm agora o Ceranela (aveia, linhaça, banana e canela), que é um outro “cremoso” mas não leva lactose. Lá, NENHUM sorvete à base de água é batido nas mesmas máquinas dos que levam leite. E outra coisa: a casquinha é vegan. Já pedi pra ver a embalagem em que elas vêm e não tem nenhum ingrediente de origem animal na composição. Ou seja: sorvete no copinho nunca mais!!! Alguns picolés são veganos também. É só ler o saquinho pra tirar a dúvida.

    Uma coisa a se tomar cuidado com sorvetes é que muitos lugares usam clara de ovo desidratada para dar liga, mesmo quando os sabores são de base aquosa. Então é bom perguntar sobre isso, além da questão do leite. Na Sorbê eu sei que eles não usam, mas quanto às outras sorveterias, já não faço ideia.

    Essa do Crepe au Chocolat foi realmente decepcionante. Eles me enviaram um e-mail dizendo que iam fazer alteração no cardápio, adicionando a informação do ovo na massa e que iriam instruir melhor os funcionários a respeito da composição dos tais crepes “especiais”, mas pelo visto foi só conversa, pois continua tudo do mesmo jeito.

    E, recentemente, eu fiz outra descoberta. O Mittelalter tem 2 opções veganas de risoto: são o Duomo di Milano e Risotto Primavera. A chefe me garantiu que esses não levam absolutamente nada animal no preparo e é só pedir pra que não polvilhem parmesão ralado na finalização do prato que fica tudo beleza. Eu comi o Duomi di Milano e até que gostei.

    Responder

    • Posted by poney on outubro 28, 2011 at 13:34

      animal, Mel! isso que é investigação! hehe.

      pô, que felicidade saber que a casquinha na Sorbê é vegan, eu tinha perguntado tem um tempo (quando eles ainda afziam o chocosoja com mais frequência – ô saudade) e o pessoal lá me disse que levava leite. devia ser só mais uma desinformação bem-intencionada mesmo. bem, obrigado pelos esclarecimentos!

      Responder

    • Posted by poney on outubro 28, 2011 at 13:35

      ah! onde fica esse Mittelalter?

      Responder

  3. Posted by Lilian on outubro 29, 2011 at 13:28

    O Mittelalter fica na comercial da 203 norte, bloco C, virado para o lado da residencial. É um lance meio medieval, e o cardápio é todo temático. As vezes, os funcionários até se vestem com algumas máscaras na hora de atender. No mínimo curioso.

    Mas estou aqui por outra dica, que não é bem comida pronta, mas um lugarzinho que vende grãos, castanhas e frutas secas (além de algas e outras coisas mais) num preço bem mais baixo que os do plano: chama-se Natureza & Cia e fica no SOF, Quadra 02, Bloco B, Loja 29/31, abaixo do Carrefour Norte. É um pouco difícil de achar porque em volta só tem oficinas e garagens, e a porta é pequenina. Funciona de segunda a sexta, se não me engano, não fecha no horário do almoço. O telefone de lá é 2465-2330.

    Responder

    • Posted by poney on outubro 31, 2011 at 11:53

      ah, tô ligado nesse bar medieval, fica bem ao lado do Café Corbucci, tinha muita antipatia por ele. hehe.

      e pensava que lá só serviam pernas de javali ou sopas de corvo, sei lá. hehehe.

      Responder

  4. Posted by Lilian on outubro 29, 2011 at 13:29

    Corrigindo: o telefone é 3465-2330.

    Responder

  5. Não sei se já comentei aqui, mas tenho dica de pizza!

    Tem uma pizzaria na 312 Norte chamada La Fornacella que possui 2 sabores que são veganos: Marinara (molho de tomate, alho e orégano) e Rossa ai Funghi (molho de tomate, champignon, alho, salsa e pimenta-do-reino). A massa deles é tradicional, ou seja, nada de invencionices como ovos ou leite (hehehe) e o mais legal é que não precisa nem fazer “gambiarra”, pedindo pra tirar o queijo, porque já não faz parte dos pratos mesmo.

    Eu indico! ^^

    Mel Portela

    Responder

  6. Posted by Leandro on novembro 8, 2011 at 19:48

    Mas estes sorvetes não levam emulsificante? Pois se levar, quase certeza que não é vegan, pois ainda não achei um emulsificante que não seja de origem animal!

    Responder

  7. Vou ver lá na Sorbê se eles usam emulsificantes. E se usarem, qual a marca. Daí, entro em contato com o SAC do fabricante pra saber se tem algo de origem animal, caso não consiga ver a embalagem do produto na sorveteria mesmo.

    Responder

  8. Poney, vi que lá na Sorbê eles usam um emulsificante chamado Emustab. Entrei em contato com a Duas Rodas Industrial, que é a empresa que fabrica o produto e eles me responderam que os emulsificantes para sorvetes não possuem ingredientes de origem animal. Eu espero que esteja correta a informação, pois seria uma pena ficar sem essa opção, ainda mais agora que sei que a casquinha também é vegana.

    Ou seja: os sorvetes da Sorbê estão liberados!

    Mel Portela

    Responder

  9. Posted by Leandro on novembro 22, 2011 at 18:42

    Há um ano atrás pedi a origem de cada ingrediente do emustab, e eles informaram o seguinte:

    Água, estabilizantes: monoglicerídeos de ácidos graxos destilados (vegetal), sal de ácidos graxos (animal) e carragena (vegetal) e emulsificantes: monoestearato de sorbitana (animal) e lecitina de soja (vegetal).

    Da mesma forma, consta no guia vegano uma resposta de que possui ingredientes de origem animal:
    http://www.guiavegano.com/vegan/respostas-dos-sacs/emustab-emustab-dr-emulsificante-selecta

    Responder

  10. Posted by Vanessa on dezembro 27, 2013 at 19:01

    Emustab têm diglicerídeo derivado de banha.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: