VITÓRIA 2 – Mamutes Grill agora tem hamburger vegan!

Em pleno sábado a tarde, recebi uma ligação de um número desconhecido perguntando pelo meu nome de verdade, coisa que ninguém me chama mais. Mal sabia eu, que quem ligava era a gerente de produção da lanchonete Mamutes pra avisar que havia recebido minhas mensagens e tinha procedido com as mudanças no cardápio que havia sugerido. Fiquei muito surpreso.

Então, só pra deixar bem claro: A lanchonete Mamutes (na 310 Norte, 203 Sul e Jardim Botânico) agora conta com hamburger vegano para você fazer um sanduba ou montar uma daquelas refeições estilo Giraffas que você sentia tanta saudade desde que resolveu começar com essa história de parar de comer carne.

Ela me explicou que por um período de teste de dois meses ficarão disponíveies dois hamburgers de soja, um vegano e o outro antigo com ovo, e que a partir de junho haverá uma reformulação geral no cardápio e haverá pelo menos três opções para atender paladares veganos. Eu fiquei de ir lá almoçar essa semana e conversar melhor sobre as novidades pra informar aqui, mas não poderia não perder um pedaço de domingo pra escrever aqui essa bela novidade.

A exemplo do Sky’s, o Mamutes é a segunda rede de lanchonetes que muda o cardápio a partir de sugestões nossas. Eu já escrevi sobre esse tipo de mobilização antes em “encher o saco: a melhor estratégia da ação direta vegana” e fico feliz demais que esse tipo de articulação esteja dando resultados.

O Distrito Vegetal nasceu pra isso. Essa é mais uma prova concreta que nossa rede de mobilização e solidariedade vegana pode produzir mudanças concretas no mundo. Espero que a gente possa produzir ainda mais. O céu vegano é o limite.

Pra terminar, só lembrar que tem muitos casos contrários à esse exemplo positivo do Mamutes. O mais notório, pra mim, foi o do Marvin que, apesar da campanha que lançamos no blog, nos ignorou solenemente. Como se veganismo fosse uma besteira adolescente. Bem, nesses casos eu sugiro que você e suas amigas mandem essa lanchonete se lascar e nunca levem sua mãe lá.

Abaixo, segue a transcrição do textinho que eu mandei pro Mamutes. Sugiro que todo mundo que gostou da novidade, entre na página deles e escreva agradecendo e/ou parabenizando pela alteração no cardápio que agora inclui pessoas com dietas vegetarianas mais estritas. O site é: http://www.mamutesgrill.com.br/2012/index.php/contato. Aproveito para publicizar o agradecimento pelo retorno e atenção do pessoal do Mamutes, vocês tão de parabéns, caras.

Prezadxs,

Gostaria de sugerir uma pequena alteração no cardápio de vocês que poderia incluir ainda mais clientes para o Mamutes.

 Trata-se de uma alteração na marca do hamburger de Soja – da Sadia para a Perdigão – para atender pessoas que não consomem carne e tampouco derivados de leite ou ovos, os vegetarianos estritos, ou veganos.

 Eu inclusive possuo um guia de estabelecimentos com opções veganas (https://distritovegetal.wordpress.com/o-grande-guia-vegano-brasilia-2012/) em que várias pessoas sugeriram o mamutes por não saber que havia derivados de animais no hamburger de vocês.

 Infelizmente, sem essa mudança as pessoas que adotam essa dieta vegetariana ainda ficam impossibilitadas de consumir no seu estabelecimento.

 Temos exemplos positivos de lanchonetes que mudaram o cardápio a partir de sugestões nossas (como o Sky’s) e tiveram bastante êxito.

 Aguardo retorno. Abraços,

Pedro.

 

10 responses to this post.

  1. Posted by Sufrimiento Crust on fevereiro 26, 2012 at 15:44

    Ola pessoal do Distrito Vegetal!
    Andei acompanhando o cardápio do Mamutes e todos os lanches que contem hamburguer de soja ainda assim tem fatias de queijo o que não se adapta a nossa dieta!
    Gostaria de informações de vocês se isso pode ser alterado na hora do pedido!!
    Vocês tem essas informações?

    Desde já agradeço!

    Responder

    • Posted by poney on fevereiro 26, 2012 at 16:51

      pelo que conversei com o pessoal, tudo pode ser customizado pra não conter alimentos com derivados e o pão também não contem leite ou margarina. =)

      Responder

    • Posted by cati@gmail.com on fevereiro 28, 2012 at 0:37

      Não estive ontem na 203 sul eles tem os dois hamburguer (sadia)e (perdigão) sobre os sanduiches eles colocam mais EX:soja chique tem queijo ,eles perguntam se querem mais rucula ou tomate seco….prontamente…temos que saber conversa…são extruídos ,e nos tratam muito bem……mas e saber conversa…porque não podemos esquecer que tem gente que come queijo….não tem drama e só pedi que colocam amais os ingredientes que já existem no sanduiches….eles não trocam mais colocam mais….

      Responder

  2. SENSACIONAL!
    Parabéns pela conquista e persistencia
    E obrigado.. vamos aproveitar entao🙂

    Responder

  3. Posted by Jonas Bertucci on fevereiro 27, 2012 at 14:45

    “para você fazer um sanduba ou montar uma daquelas refeições estilo Giraffas que você sentia tanta saudade”.. kkk Bem lembrado! Me identifiquei…

    Responder

  4. Posted by poney on fevereiro 28, 2012 at 12:12

    o pessoal do Mamutes também respondeu o meu e-mail:

    “Prezado Sr. Pedro Arcanjo,

    Reportamo-nos à sua mensagem do último dia 18 para registrar os nossos agradecimentos institucionais a tão entusiasta atenção com que tem nos honrado e a satisfação de ter viabilizado, operacionalmente, a inclusão da opção do hamburguer de soja da Perdigão em nosso cardápio, para atender a pedidos de dietas vegetarianas mais restritas.

    A Equipe de Mamuteiros, cuja razão de existir é a de bem servir, sente-se homenageada com a sua atitude que reforça ainda mais a “Nossa Visão” que é “Ser uma empresa em expansão no mercado de franquias e respeitado no segmento de fast-food pela qualidade de nossos produtos e satisfação de nossos clientes”.

    Com a sua visão de também bem servir à comunidade de vegetarianos estritos ou veganos e a nossa vocação de satisfazer aos clientes que nos honram com a opção pelos produtos Mamutes Salad Burguer Grill haveremos de avançar em progressão gradativa de inserção de novos produtos nessa linha.

    Muito obrigado pela sua gentileza, consideração e apoio.

    Sistema Mamutes Grill”

    Responder

  5. O Marvin tem opção vegana agora. A quase três meses, vc pode chegar no Marvin e pedir seu hamburger preparado sem queijo e sem ovo na receita…..mandei e-mail para acessoria e eles confirmaram. Uma vez, no Iguatemi, não quiseram fazer o hamburger vegano para mim, mandei e-mail e me responderam pedindo desculpas. Podem confirmar a informação. Abraço.

    Responder

  6. Posted by Naiara on fevereiro 28, 2012 at 21:09

    Legal! Parabéns ao Distrito Vegetal! Bonita a resposta do Mamutes. Dá gosto de ver que ainda existe respeito e apoio ao veganismo, mesmo fora dele (ainda que seja com fins comerciais, afinal, somos consumidores também). Às vezes parece que só recebemos críticas de quem não é vegan, mas de vez em quando temos umas boas surpresas como essa. Vamos mudando as coisas, um pouquinho de cada vez..

    Responder

  7. Posted by Bruno Foca on março 12, 2012 at 23:13

    Fui comer agora pouco no Mamutes da 203 Sul e não tinha hamburguer de soja, só acontece essas coisas comigo e com a Jully! Hahaha:/

    Responder

  8. Posted by Dessa on março 14, 2012 at 3:45

    “Oh man I shot marvin in the face”

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: