Rapidinhas vegetais 2012 (IV)

Para essa semana, temos uma série de boas notícias. Deve ser o espírito de compaixão da Páscoa (ou isso só é promovido no Natal?) Bem, seja como for, segue nossa série de links e curtas notas para manter a atualização semanal do DV. Daqui a pouco eu tô até batendo ponto aqui.

– Lanches veganos pra encomenda.

Quem mandou a dica foi a Izabele Pimenta: Boa tarde, DV! Tenho uma amiga que faz lanches vegans (coxinha, kibe, risole, pastel e alfajor) sob encomenda. São práticos, ótimos para as fominhas da madrugada, aquele momento em que estamos em casa morrendo de fome, mas com preguiça de preparar comida e não encontraremos nenhum lugar aberto que nos contemple gastronomicamente.🙂 Vale a pena conferir e, se pá, divulgar aqui. Tham Borgeshttp://www.facebook.com/profile.php?id=100002176042416 telefone: 8572 4029 (oi) 9233 6475 (claro) email: tham.borges@gmail.com Gratidão

– Novo cardápio no Submore

Alguém deixou de comentário aqui pra gente essa bela notícia: O SUBMORE no seu novo cardápio, terá 03 opçoes de pastas vegetarianas e e sanduiche quente com carne de soja. Vamos prestigiar!  Assim que eu tiver mais notícias, posto por aqui.

– Novos sorvetes veganos na Sorbet.

A Mel Portela envia boas notícias e pede dxs leitorxs do Distrito Vegetal, sugestões de sorvetes veganos:

Todo final de semana, a Sorbê têm colocado pelo menos 2 opções dos cremosos sem lactose. E agora rola o Chocosoja sempre, de tanto que insisti, acho. Falei com uma das responsáveis pela produção e ela disse que vai ver se já coloca o Tapioca sem leite no final de semana que vem. A minha cabeça já está fervilhando de ideias para sabores nada convecionais de sorvetes veganos, coisa impossível de encontrar em Brasília. Se a Rita (dona da Sorbê) topar, esse esquema de sempre ter 2 veganos cremosos aos finais de semana vai ficar por conta das minhas “criações”. Por isso, tô pedindo sugestões e assim que confirmar essa possibilidade, queria saber se era possível você divulgar. Afinal, se o pessoal não for lá procurando, pode ser que a iniciativa acabe sendo furada.

Utilizem a seção de comentários para sugerir a Mel que sorvetes veganos gostariam de experimentar. Eu fico sonhando com um flocos vegan. hehe.

– Veganismo sem ser comida – artigos sobre  “auto-domesticação” e direitos de pessoas não humanas:

Desculpem repetir como papagaio louco, mas talvez seja importante para quem visita esse blog pela primeira vez.

O veganismo significa pra mim muito mais do que um código estrito do que comer ou do que não comer. Significa muitas coisas distintas e interessantes, todas ao mesmo tempo. Significa questionar uma indústria que objetifica e causa sofrimento (lógica presente em tantas diferentes dinâmicas do capital), significa problematizar a pretensa centralidade do homem (assim, no masculino mesmo) no mundo, significa reconhecer como agentes morais espécies não-humanas (coisa que era negada a negrxs e mulheres há poucos anos), significa ampliar para além dos limites estabelecidos a nossa empatia e solidariedade, se importar com o que ninguém parece se importar e muito mais.

— eu copiei esse pequeno trecho de uma entrevista que dei recentemente e me perguntaram sobre veganismo – coisas para evitar a fadiga —

Então, dito isso, seguem dois links interessantes sobre  a questão animal e que tem tanto a ver com veganismo quanto o creme de leite de soja.

“Why Some Wild Animals Are Becoming Nicer” –  A Wired traz um artigo interessante sobre a hipótese de algumas espécies realizarem um processo próprio de domesticação, não como uma ferramenta de intervenção e dominação humana, mas como um processo natural de evolução. Essas espécies estariam se tornando mais gentis e menos agressivas e o melhor exemplo seriam os bonobos, que não brigam muito entre si, fazem sexo com consentimento, entre outras coisas legais.

“This possibility is most apparent in bonobos, a close cousin of chimpanzees. Unlike their violent cousins, bonobos are generally peaceful. And while many animals have evolved to be socially agreeable, bonobos — and possibly other species — seem to be experiencing something more precise and profound: the physical and behavioral changes specifically described in studies of domestication, but as a natural evolutionary process” http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/self-domestication/

The rights of dolphins, chimps, and other nonhuman persons – Já a Smart Planet traz um texto bem bacana sobre a necessidade e os possíveis desdobramentos de se reconhecer legalmente a categoria de pessoas não-humanas, para primatas e golfinhos, por exemplo. O artigo já começa de um jeito que eu adoro, se mesclando com ficção científica barata:

Over the weekend, I borrowed a friend’s time machine and cold-bloodedly killed a Neandertal, aHomo erectus, an Australopithecus, a dolphin, a chimp, eight sentient robots, the first extraterrestrial visitor to Earth, and my neighbor with the unreasonably loud sound system. Question: in the eyes of the law, how many murders did I just commit?

(pegando uma máquina do tempo e assassinando um Neandertal, um Australopitecus, um golfinho, um chimpanzé, oito robôs sencientes, um visitante extraterrreste e o meu vinho. Pelos olhos da lei, quantos assassinatos eu cometi?)

http://www.smartplanet.com/blog/savvy-scientist/the-rights-of-dolphins-chimps-and-other-nonhuman-persons/393

– ambos os links foram enviados pelo Andrei. Se você ver alguma coisa interessante que gostaria de ver aqui no Distrito Vegetal, envie para poneteo@gmail.com – 

12 responses to this post.

  1. Posted by Luara Leão Serrano on abril 10, 2012 at 6:10

    BONOBOS RLZ!
    GOLFINHOS RLZ!
    ROBOS RLZ!
    /,,/

    Responder

  2. Poney, sugestão anotada. Vou confirmar se o granulado de chocolate que eles usam é vegano pra ver se rola o de flocos, beleza?

    Responder

  3. Posted by alixe666 on abril 22, 2012 at 6:44

    recentemente eu e uma mulherada massa fomos a uns chininhas por ai e fomos informadas do caldo de carne no molho da yakissoba (além do já testemunhado fato de macarrão chinês geralmente ter ovo na composition). =( o china na 103/104 sul é um deles e o long da 404 sul também. só que enquanto no china o garçom foi mega tenso, no long tem o macarrão de soja (que pra mim pareceu bifum) e o garçom(+ cozinha) topou fazer o molho sem o caldo de carne. o que foi MUITO fera. ele também nos disse que o rolinho de lá não leva ovo. e ainda trocou uma ideia rápida sobre vegetarianismo, achei simpático.

    Responder

    • Posted by poney on abril 23, 2012 at 13:29

      essa coisa do caldo de carne vale pro Tofu também, será?

      Responder

      • Posted by andrei on abril 25, 2012 at 14:54

        como assim, ponei? os molhos prontos de yakisoba que já tem caldo de carne. quase todos. outra coisa que tem que ficar de olho é que muitas massas pra preparo da raiz forte em restaurantes japoneses tem leite no meio. uma tristeza.

      • Posted by poney on abril 25, 2012 at 15:02

  4. Posted by Al on abril 25, 2012 at 20:41

    No Sol Nascente, na Quituart, eles passaram a adquirir o macarrão sem ovos e fazem o molho sem o caldo de carne. Assim, é só avisar antes que é o “macarrão e o molho especiais”, ou seja, sem ovo e sem caldo de carne. Daí tem a opção com shitaki ou com tofu. Eles também preparam na hora rolls veganos, só pedir. Existem outras opções também, como o pepino agridoce e o shitaki (só pedir pra ser feito no óleo e não na manteiga)!

    Ahh! E lá na quituart tem uma barraquinha (vou ver o nome, pq esqueci) que o moço fez uma batata rosti vegana pra mim que ficou uma delícia! E no pimenta de cheiro tem a melhor mandioca frita de todos os tempos! Recomendo!

    Responder

  5. Posted by Marina Corbucci on maio 19, 2012 at 4:21

    Pedido especial para Mel: SORVETE DE BARU VEGANO NA SORBÊ, pode ser?
    Mel, aquele que vc fez de teste (porque eu insisti indiretamente) e me deu tipo 1 litro de presente (porque eu insisti indiretamente), foi um tipo DE O MELHOR SORVETE DO MUNDO, bota fé?
    Eu quero; por favor?
    Todo dia; tá combinado??
    Baruzinho digno, diariamente?
    Promete???

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: