E se existisse um “Distrito Vegetal” pro mundo inteiro?

tutorial do happycow
por Daniel Amaral dmamaral85@gmail.com

E se existisse um “Distrito Vegetal” pro mundo inteiro?

Bom, a verdade é que meio que já existe. Criado no ano de 1999, o happycow.net é um site que busca agregar o maior número de restaurantes vegans/vegetarianos ao redor do mundo. Segundo o próprio criador do site, Eric Brent, a idéia surgiu da necessidade de se encontrar lugares “seguros” para se comer veganamente pelo planeta.

Assim como o Distrito Vegetal, o happycow também é um site colaborativo. Ou seja: caso você encontre por aí um restaurante que não esteja no site, e só se cadastrar e adicionar ele lá. A diferença é que eles não aceitam a listagem de lugares que só ofereçam a famosa gambiarra vegan (“é só pedir o sanduíche sem a carne”, “é só pedir a pizza sem o queijo”). Mas eles aceitam que sejam listados restaurantes vegan-friendly: lugares que servem carne mas destinam em seu cardápio produtos exclusivamente para vegans/vegetarianos.

Além de adicionar lugares no site, qualquer pessoa pode deixar sua avaliação sobre os lugares que visitou. Em outras palavras: exercitar o seu lado de crítico culinário. Você dá uma nota que varia de uma a cinco vaquinhas e depois pode escrever sobre tudo que você gostou/odiou no restaurante: sabor do rango, atendimento, preço, não aceitam cartão, etc. O mais legal disso tudo é que depois você consegue filtrar sua busca de acordo com diferentes critérios avaliados pelos outros usuários.

Peraí, tá ficando confuso. – Pois é, acho melhor mostrar na prática como eu uso o site

Vamos lá, o negócio é tão simples quanto andar pra frente.

Assim que você entrar no site, vai ter um monte de foto e informação sobre um monte de coisa. Ignore tudo (brinks, tem um monte de coisa legal pra ler, mas não é o caso aqui do tutorial). No topo da página tem uma barra de busca chamada “Find food” (= encontre comida) (Imagem 1 abaixo). Nela você vai colocar o nome da cidade onde você quer encontrar os restaurantes. Bom, como nem tudo é perfeito, o idioma padrão do site é o inglês. Ou seja, você terá que colocar o nome da cidade na língua inglesa (ex: New York, Tokyo, London, etc). Coloquei “Sao Paulo”, por exemplo.

Agora vem a melhor parte: depois de aparecer os restaurantes da cidade escolhida , você pode usar a ferramenta sort by (ordenar por)(Imagem 2) para ordenar os restaurantes por Veg Type (primeiro os vegans, depois os vegetarinos e depois os vegan friendly), Distance (os restaurantes mais pertos do seu local atual – o site tem um localizador), Alphabetically (por ordem alfabética) e – finalmente – por Rating (os restaurantes que receberam maior nota de acordo com os usuários aparecerão primeiro). Além disso, também pode filtrar por preço, por tipo de restaurante, etc.

A partir daí é só partir pro abraço. Explore os restaurantes, leia as avaliações deixada por outros usuários, anote o endereço, veja se o restaurante aceita cartão, quanto custa o prato, anote as dicas dos lugares próximos, etc.  E pense em contribuir com o site. Adicione lugares, avalie os restaurantes, corrija informações incorretas.

O veganismo é melhor quando compartilhado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: